Tenho esta receita de quiche desde Junho de 2001, data em que foi publicada na revista "Viver". Desde então faço-a vezes sem conta, principalmente ao fim de semana à noite quando a preguiça aperta, ou quando preciso preparar uma refeição rápida e saborosa.
Esta foi feita esta manhã, antes de ir trabalhar, pois precisava deixar o almoço pronto para o meu pessoal que está em casa de férias. Come-se muito bem fria. Depois, é só juntar uma saladinha e já está.
Experimentem.
Ingredientes
Massa:
8 colheres de sopa de farinha
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de água
1 ovo inteiro
sal
Recheio
2 courgetes
100 gr. de fiambre
1 cebola
1 alho francês
200 ml de natas
300 gr. de queijo ralado (eu uso o Grana Padanno do Lidl)
azeite
1 colher de chá de noz moscada
Junte todos os ingredientes para a massa e trabalhe-os até formar uma bola. Espalhe e forre uma forma de tarte (previamente untada e enfarinhada).
O recheio: parta as courgetes em cubos pequenos e a cebola e o alho francês em rodelas. Estufe depois estes legumes em azeite. Numa taça bata ligeiramente os ovos, acrescente as natas, o refogado de legumes, o fiambre partido em cubos pequenos e o queijo ralado. Tempere com sal e noz moscada e misture bem. Encha a massa da tarte com esta mistura e leve ao forno muito quente. Ao fim de dez minutos reduza a temperatura e deixe cozinhar.
5 comments:
Oi Soraya
Tenho uma dúvida em relação a esta quiche (o que também fiquei intrigada na tua receita dos legumes assados) "os courgetes", tu não os descascas, pois eu quando uso esse legume (que até agora só os conhecia da sopa) eu descascava-os, mas pelos vistos tu não descascas. Estou correcta???
Beijos da Boa K'omo Milho Ana
Olá Ana,
gosto muito das tuas visitas. Olha eu quase nunca descasco as courgetes. Quando as compro tento que tenham a casca o mais lisinha possível. Depois lavo-as muito bem (tenho uma esponja de cozinha só para lavar os legumes, a fruta, os limões, etc.) e uso normalmente. Até porque é na casca que está a maioria dos nutrientes deste legume, e se a tiras ela fica muito pobre. Eu só as descasco quando a casca está muito feia, ou quando quero fazer, por exemplo uma sopa em que o puré deve ficar clarinho, de outra maneira não. Nem a sentes, acredita.
Experimenta porque vais gostar.
Beijinhos
Soraya
Concordo com a soraya, eu tb não tiro a casca da courgete por esse mesmo motivo ;-)
esta quiche é divinal ;-)
beijinhos
Adoro quiches e esta vou ter de experimentar, já anotei!
A quiche tem bom aspecto
Já agora quantos ovos leva
Post a Comment