2.7.07

Beringelas recheadas

Ao passar hoje pela mercearia reparei numas beringelas lindas e enormes. Fiquei com imensa vontade de fazer alguma coisa com elas, mas confesso que as poucas experiências que já tive com este fruto não correram lá muito bem. No entanto decidi correr o risco. Fui para casa à procura de uma receita e encontrei um recorte antigo de uma "Mulher Moderna na Cozinha", com esta; e não é que ficou muito boa... Até o meu marido (que já se estava a imaginar a ter de encomendar, à última da hora, um franganito assado) gostou, elogiou, e, pasme-se, repetiu a dose.

Fica aqui então a receita (vou transcrevê-la tal como a encontrei, indicando apenas em itálico os ingredientes que decidi acrescentar por achar que ficavam bem).

Recomendo sinceramente a que experimentarem. Vão ter uma surpresa.

Ingredientes:
2 beringelas grandes # 2 cebolas # 30gr de azeite # 400 gr. de carne picada # 1 pimento vermelho pequeno picado # 1 pimento verde pequeno picado # 1 c. de sopa de polpa de tomate # meio cubo de caldo de galinha # 1 dl de vinho branco # 1 maçã aos cubos pequenos # um molho de coentros picado # caril # sal e pimenta, q.b..

  1. Corte as beringelas ao meio e retire-lhes a polpa. Pique-a e reserve. Pique, também as cebolas, refogue-as no azeite, juntamente com a polpa das beringelas, a carne picada, a metade do cubo de galinha e caril a gosto.

  2. Deixe refogar um pouco, em lume brando. Decorridos alguns minutos adicione o pimento e a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta a gosto, refresque com o vinho e deixe apurar. Desligue o lume e misture o molho de coentros picado.

  3. Depois do refogado pronto, rectifique os temperos e recheie as beringelas. Polvi-lhe-as com queijo ralado e leve-as a gratinar no forno, a 200º durante 20 minutos. Sirva com salada.


1 comment:

Assunção said...

A única coisa que fiz até hoje com beringela, foi cortada às rodelas e panada. Fica crocante e é boa para acompanhar carne grelhada.
Tenho de experimentar esta receita mas espero que a minha filha mais nova não faça birra para comer!

De férias, finalmente...

Imagem: bonecas de papel Parecia que nunca mais chegavam... Vou recarregar as baterias e volto daqui a uns dias. Beijinhos.