8.6.09

Pudim para lá de bom


A Câmara Municipal de Palmela promoveu uma iniciativa excelente. Em parceria com várias Instituições de Idosos do concelho e recorrendo ao contributo de muitas idosas, e também de alguns avozinhos, dessas instituições, recolheram receitas de doces que publicaram no livro "Doces Memórias".

Já podem imaginar o resultado: um livro cheio de receitas deliciosas. Todas com a garantia de qualidade que lhes confere a idade e sabedoria culinária das suas "autoras". Muitas destas receitas fazem-me lembrar a minha infância, principalmente dos dias festivos, como por exemplo a torta de laranja, o bolo de caramelo ou os suspiros de Palmela - só de pensar fico cheia de saudades. Vou recriá-las aos poucos, e colocar aqui os registos.

Este doce é o contributo da Sra. Lurdes Gomes, de 74 anos, da A.R.P.I. de Pinhal Novo e atraiu-me, em primeiro lugar por causa do nome, e também por ser feito com leite condensado, que eu adoro. Ficou muito bom.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
a medida da lata de leite normal
200 gr. de palitos la reine
4 ovos
2 colheres de açúcar por cada ovo
250 gr. de natas (usei um pacote)

Junta-se o leite condensado com o leite normal e as gemas e leva-se ao lume até engrossar (fiz na bimby, 12 minutos, vel. 3, temperatura 100º).

Passam-se os palitos por café.

Deita-se uma camada de creme num pirex, seguindo-se uma camada de palitos demolhados no café.

Bata as claras em castelo, misture o açúcar, mexa e por fim adicione as natas. A este preparado juntei também alguns alperces descadados e cortados em pedaços pequeninos.

Deite este preparado por cima dos palitos.

Leve ao frigorífico durante, pelo menos 4 horas.

2 comments:

Luisa Alexandra said...

O nome da receita adequa-se ao aspecto!
Para lá de bom!!!!

Unknown said...

Soraya, mas que delicia. E o aspecto ficou divino. O brigado pelo carinho e amizade. Beiinhos e bons feriados com tudo de bom.

De férias, finalmente...

Imagem: bonecas de papel Parecia que nunca mais chegavam... Vou recarregar as baterias e volto daqui a uns dias. Beijinhos.