6.8.09

Crumble de aveia e farinha integral com pêssego e maçã riscadinha



Nesta altura do ano, aqui por Palmela, abundam aquelas que devem ser as melhores maçãs do mundo (pelo menos para mim). Estou a falar da Maçã Riscadinha. Pequenina, muito cheirosa, sumarenta e estaladiça é uma verdadeira delícia. Genuinamente palmeloa, já que não existe em mais nenhuma região do país. Felizmente para mim que tenho sempre quem mas ofereça, contudo às vezes chegam a ser tantas cá por casa que não lhes conseguimos dar vazão. Nessas alturas apela-se à imaginação e dá-se-lhes variados usos, como foi o caso com este crumble. Como os pêssegos ultimamente também têm sido fartos por aqui, foram-lhes fazer companhia. E ficou delicioso.



Comecei por fazer o crumble, misturando no copo da bimby 100 gr. de aveia, 100 gr. de farinha de trigo integral, 100 gr. de margarina, 50 gr. de açúcar moscavado e 50 gr. de açúcar amarelo - 30 segundos, vel. 4.



A seguir cortei as maçãs e os pêssegos em pedacinhos. Untei o tabuleiro de forno com manteiga, e pedi à minha ajudante para deitar a fruta no tabuleiro, o que ela fez com muito agrado. Primeiro muito devagarinho



Mas logo se cansou, e despejou tudo de uma vez só.



Depois, a minha ajudante continuou o seu árduo trabalho, deitando o crumble por cima da fruta.





A seguir o crumble foi ao forno, que já tinha sido previamente aquecido a 180º durante uns 35 minutos.



Ainda estava morno, mas ninguém conseguiu resistir e foi logo comido a acompanhar uma bola de gelado de morango e alperces.

8 comments:

Susana Gomes said...

Ah pois é!
Estas maçãs são mesmo únicas.
Na quinta do meu Esparguete aí em Palmela temos macieiras e tb me tenho deliciado com elas.

Bela sugestão: adoro crumble!
Já fiz com pêssego e com maçã, mas assim combinados nunca experimentei.
Que aspecto delicioso. :)

Beijinhos.

Luisa Alexandra said...

Com uma ajudante dessas só podia ficar fantástico!

Ana Rita said...

Ficou fantástico. As maçãs são deliciosas ;)

Bjs

Abelha Maia said...

Aspecto fantástico, ficou uma delicia.
Obrigado pela partilha.
bjsss

SoraiaSilva said...

O aspecto é fantástico e com a bola de gelado então criás-te a combinação perfeita!!
Mas cá pra mim isso tb teve o segredinho da ajudante :D
Beijinhos*

Sandra G said...

Eu adoro crumble seja de que fruta for, agora de maçã e pêsego deve ser demais.

Beijinhos

Olguinha said...

adoro crumble e este feito com maçã do quintal deve ter ficado mesmo muito bom!!!

Anonymous said...

Aquiá um docinho a fazer brevemente. Uma delícia e bastante nutritivo. :D
Beijinhos.
Susana B.

De férias, finalmente...

Imagem: bonecas de papel Parecia que nunca mais chegavam... Vou recarregar as baterias e volto daqui a uns dias. Beijinhos.