19.8.09

Bolo de Fubá de Liquidificador



Esta receita faz parte do meu imaginário infantil. Daqueles tempos em que seguia todos os episódios do Sítio do Pica-Pau Amarelo, e em que as receitas da Dona Benta e da Tia Anastácia me soavam tão apetitosas que ficava com vontade de entrar na televisão só para as experimentar. Naquela altura em que todos seguíamos religiosamente as novelas brasileiras. As histórias eram tão tão vividas que as suas personagens eram quase consideradas membros da família. Lembram-se? Eu gostava muito de ver, entre outras, as cenas dos pequenos almoços, e ficava cheia de inveja daquelas mesas tão bem postas e recheadas de coisas boas logo pela manhã. Pensava então que um dia, quando fosse grande, também havia de preparar pequenos almoços como aqueles.

E entre todas aquelas coisas boas que via pela TV Salora lá de casa, estava sempre o bolo de fubá, ingrediente que durante muitos anos foi um verdadeiro mistério para mim. Entretanto fui crescendo e comecei a descobrir novos ingredientes (lá percebi finalmente que o Fubá era a nossa corrente farinha de milho amarelo), muitos vindos do Brasil, no entanto, nunca calhou fazer este bolo. Por isso, quando vi esta receita publicada pela Romy bateu-me a nostalgia e decidi que era hoje. Além disso aproveitei para experimentar uma dica da Luísa Alexandra, e fiz o bolinho na máquina de fazer pão. O resultado não podia ter sido melhor. O bolo revelou-se uma delícia e o uso da máquina do pão nestes casos é realmente genial. Não se gasta tanta energia, ao fim de uma hora, certinha, o bolo está pronto e não se aquece demasiado a cozinha. Para mim, bolos, a partir de hoje, são feitos na MFP, e este é para repetir, sem dúvida.

Ingredientes:

3 ovos
1 chávena de açúcar amarelo
2 chávenas de farinha de milho (fubá)
1 chávena de farinha de trigo integral
1 chávena de leite magro
1/2 chávena de óleo
1 colher sopa de fermento em pó
1 colher sobremesa de erva-doce

Deite no copo da Bimby os ovos, o açúcar, a farinha de milho, a farinha de trigo, o leite e o óleo. Coloque a borboleta e bata durante uns segundos na velocidade máxima, até obter uma mistura homogénea.
Junte o fermento e a erva-doce e misture durante uns 15 segundos, vel. 1,5.
Despeje a massa na cuba da MFP, previamente untada e enfarinhada.


Seleccione o programa 12 "Bake" e não se preocupe com mais nada durante uma hora.


Quando o programa acabar, desenforme o bolo ainda morno e, polvilhe com açúcar e canela.

15 comments:

Unknown said...

Um belo bolinho que deixa água na boca. Beijinhos doces

Cristina said...

Soraya, com o resultado que tiveste, foi a primeira vez que me senti verdadeiramente tentada a experimentar fazer bolo na MFP...

Piteca said...

Por acaso a minha mfp também ainda não serviu para esses fins, mas devo de dizer que os bolinhos parecem ficar fantásticos. O teu está excelente!
Bjs

Unknown said...

Bolinho, para o pequeno almoço....

Já ia, pois só dever dá gosto!!!

Quero um bocadinho.....

SoraiaSilva said...

Que perdição!!
O bolo ficou liiiiiiiiiiiiindo :D
Beijinhos*

Luisa Alexandra said...

Que bolo tão apetitoso!

Nunca gostei desse programa, Sítio do Pica-Pau Amarelo!
A mim não me entusiasmava nem um pouco... mas se este teu bolo é um tributo a ele então já sobe na minha consideração!

Abelha Maia said...

Ai o sitio do Picapau Amarelo, tantas saudadesss.
Ficou uma deliciaaa.
bjsss

Anonymous said...

Tem graça que eu sentia o mesmo que você ao ver as novelas e aqueles lautos pequenos almoços... na verdade ainda sinto o mesmo! E eese bolo de fubá, tão badalado, tenho de experimentar.
Beijo
Fernanda

♥ mesa para 4 said...

Hummm que rico bolinho :)

Menina Miminhosm said...

K BOM ASPECTO ESTE BOLINHO....NA MFP AINDA NÃO FIZ BOLOS...JOKINHA

Sandra G said...

Por acaso nunca fiz bolos na máquina do pão, tenho que experimentar.

O teu bolo ficou uma maravilha
Beijinhos

Susana Gomes said...

Soraya, tb tenho feito os bolos na MFP e é uma óptima ao forno, que transforma a cozinha num forno ainda maior!

Adorie esta receita - deve ser um bolo delicioso. :)

Romy Almeida said...

Soraya querida... tinhas toda a razão... o bolo ficou lindo na MFP.
Obrigada pela dica eheh
Para a próxima, a minha máquina vai trabalhar rsrsr

Bjokas***

Docinhos e Miminhos da SweetSofia said...

Ainda não tinha visto este bolo..que maravilha..
olha quanto a tua pergunta sobre a sopa de marisco.. é assim, nós eramos só dois e então coloco mais ou menos uma colher de sopa cheia e dissolvo em agua.. mas fica ao gosto de cada um.. eu tinha uma e utilizei-a várias vezes.. acho que engrossa o molho e dá um sabor bom..
beijinhos e obrigada pela presença assidua;)

Isabel Pisoeiro said...

Adorei este bolinho, ficou muito bonito e imagino que bem delicioso!! :P Bjs.

De férias, finalmente...

Imagem: bonecas de papel Parecia que nunca mais chegavam... Vou recarregar as baterias e volto daqui a uns dias. Beijinhos.