26.6.07

Esparguetada de atum



Penso que toda a gente deve ter a sua versão do básico "Esparguete com atum". É daquelas que não falham. Com três ou quatro ingredientes conseguimos uma refeição rápida e que agrada a todos (principalmente aos miudos). Eu também tinha a minha (muito simples diga-se), mas por sugestão da minha amiga São, comecei a incrementá-la um bocadinho, e hoje em dia faço o que eu chamo de esparguetada de atum no forno da seguinte maneira:

Coze-se um punhado de esparguete suficiente para 4 pessoas. À parte faz-se um refogado em azeite com duas cebolas grandes, alguns dentes de alho e duas cenouras grandes, partidas aos cubos pequeninos. Quando os legumes estiverem macios acrescenta-se uma lata de tomate das grandes, pelado e partidos aos bocadinhos. Tempera-se com sal, pimenta e mangericão (de preferência fresco, mas se não o encontrarem, pode ser do seco). Deixa-se apurar este molho uns minutos e no final mistura-se o conteúdo de três latas de atum, bem escorrido. Mistura este molho ao esparguete, que se deita depois para um tabuleiro. Por cima, despeja-se um pacote de natas que se mistura delicamente com um garfo e polvilha-se abundantemente com queijo mozarella ralado.

Vai ao forno para dourar e serve-se com uma saladinha.


Fica delicioso.

1 comment:

Anonymous said...

sim senhora.... coisa tão boa..... so de olhar ja tou com água na boca.... não conhecesse eu os dotes culinários da minha amiga..... esta mulher cozonha k é um espectáculo.... ;-)

De férias, finalmente...

Imagem: bonecas de papel Parecia que nunca mais chegavam... Vou recarregar as baterias e volto daqui a uns dias. Beijinhos.