16.6.07

Granola

Ao pensar qual deveria ser a primeira receita a postar neste espaço, lembrei-me imediatamente da Granola. Para quem não sabe a granola "...foi inventada por um médico suíço, em 1886, como alternativa de café da manhã para os vegetarianos, e nada mais é que uma mistura de frutas secas (as mais comuns são a uva-passa e o coco), grãos (principalmente aveia, fibra de trigo e flocos de arroz), sementes (amendoim e castanha-do-pará, em geral) e açúcar (mascavado ou orgânico)." Encontrei receita já há alguns anos no site vegetariano http://www.syntonia.com/, e desde então faço-a sempre.

Cá em casa nunca mais conseguimos comer as misturas industralizadas, que na minha opinião, ou têm demasiado açucar, ou não sabem a nada, ou na mais vulgar das hipóteses sabem a caixas de cartão prensadas. Esta mistura é muitíssimo superior a todas as que tenho provado, com a vantagem de podermos escolher os ingredientes e de adicionar-mos a quantidade de açucar ao nosso gosto. Além disso rende muito, o que acaba também por ser bastante agradável para a "economia doméstica"...


Então aqui vai:


  • 2 colheres de sopa de manteiga

  • 500 gr de flocos de aveia

  • 200 gr de flocos de trigo integrais

  • 200 gr de flocos de milho integrais

  • 200 gr de flocos de milho tipo korn flakes

  • 100 gr de farelo

  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça

  • 50 gr de açucar mascavado

  • frutos secos a gosto (nozes, amêndoas, cajus, etc.)

Preparação


Numa panela bem grande, derretem a manteiga em lume médio.
Juntam os flocos de aveia e misturam bem até ficarem sequinhos.
De seguida juntam os flocos de trigo, de milho e o farelo.
Mexe-se sempre.


Quando começarem a sentir um cheirinho a torrado, juntam as sementes de linhaça. Continuam a mexer a mistura durante mais uns minutos.
Por último acrescentam o açucar e misturem bem.


No final, despejo a mistura por cima de um pano de cozinha aberto para arrefecer bem. Quando está bem fria, guardo num fasco de vidro como podem ver a seguir.

Serve-se com leite, ou como eu prefiro, com iogurte.





2 comments:

Anonymous said...

É com toda a tua simpatia que nos presenteias com receitas maravilha, resgatadas de mundos por nós inexplorados. Tens a alma portuguesa com certeza! Sempre a explorar e a divulgar coisitas novas :)

Aguardo mais novidades, principalmente daquelas que se possam provar, mesmo que o tenha que fazer com os olhos! É da maneira que o sono me passa num certo sítio com vista p'ró castelo... tu entendes!

Beijinhos ***

Anonymous said...

Oi Soraya, ainda bem que deste esta receita, quando a Angela me disse que tinhas este blog, vim logo inspecionar se tinhas dado a receita dos teus famosos cereais. Logo que tenha um tempito vou fazê-los.

E continua a dar mais receitas, estou a gostar.

Beijinhos da Boa K'omo Milho Ana

De férias, finalmente...

Imagem: bonecas de papel Parecia que nunca mais chegavam... Vou recarregar as baterias e volto daqui a uns dias. Beijinhos.