15.9.07

Blueberry Pie

Se já gosto de tartes salgadas, de doces então nem vos conto. Perco-me, de coração, por uma tarte recheada de fruta, seja ela qual for. E por isso mesmo andava há já algum tempo com muita vontade de experimentar as famosas tartes de mirtilhos (aquelas que vemos nos filmes americanos, muitas vezes a arrefecer nos parapeitos das janelas da cozinhas, ou nas refeições do dia de acção de graças). Por isso quando um dia destes encontrei no supermercado mirtilhos frescos, não hesitei, comprei-os logo e fui para casa a correr, cheia de vontade de experimentar.

A receita encontrei-a no site da Martha Stewart, e não podia ser mais fácil. O resultado, acreditem-me foi uma verdadeira surpresa. Ficou divinal. Aconselho todas a experimentarem, pois é uma verdadeira delícia.

Ingredientes para a massa areada:

2 1/2 chávenas de farinha:
1 colher de chá de sal
1 chávena de manteiga sem sal, gelada, e partida aos pedaços
1/4 de chávena de água gelada


Mistura-se numa tigela ou num robot de cozinha a farinha, o sal, e a manteiga até se conseguir uma espécie de "crumble" (não se deve amassar demasiado esta mistura). Junta-se a água bem gelada (este pormenor é muito importante para obter o sucesso da massa areada) e continua-se a trabalhar a massa, mas só o suficiente até se conseguir formar uma bola. Coloca-se a massa em cima de uma superfície enfarinhada. Divide-se esta bola ao meio e coloca-se cada metada dentro de um saco de plástico que se levam ao frigorífico durante uma hora (pelo menos).



Entretanto pepara-se o recheio:

Deitam-se cerca de 500 gr. de mirtilhos para uma tigela grande. Aos mirtilhos junta-se 1/2 chávena de açucar, duas colheres de sopa de farinha maisena, o sumo de meio limão e 2 colheres de sopa de manteiga partida aos pedacinhos. Envolve-se tudo com uma colher.


Tira-se então a massa do frigorífico. Estendem-se as duas metades, e com uma delas forra-se uma forma de tarte. Recheia-se com a mistura de mirtilhos e cobre-se com a segunda metade de massa, à qual se fizeram uns cortes.


Bate-se um ovo com uma colher de sopa de natas e pincela-se com esta mistura a tarte.

Leva-se a tarte a assar em forno moderado durante 20 minutos, ou até a massa estar douradinha.

16 comments:

Café Vinil Poá said...

Minha nossa que sonho , fiquei com vontade.
beijos

Anonymous said...

Hummmmmm, que delícia. Amo essas tortas também, pena que aqui os mirtillos ainda são caros...
Adorei seu blog e as receitas parecem ótimas. Voltarei mais vezes.
Bom domingo.

www.mangiachetefabene.wordpress.com

anna said...

A tua pie está uma tentação... e eu que nunca provei mirtilos!
Beijokas.

Carla said...

Também costumo utilizar receitas da Martha Stewart.
A sua tarte... que delícia!! Ficou linda!!
Mas já estou como a Anna, nunca provei mirtilos, já os vi à venda e são um bocado caros e como receio não gostar, ainda não os comprei... eles não são muito amargos?!

Bjs bom domingo!!

wardstorms said...

Your blueberry pie looks delicious.

Soraya said...

Obrigada a todas pelos comentários.

Carla, esta fruta não é realmente lá muito doce, no entanto leva um pouco de açucar, o que a suavisa, e o contraste com o doce da massa fica muito bom, muito desenjoativo. Se tiveres curiosidade podes ver o video no site da MS.

Marizé said...

Uhau!!! Ficou linda, parabéns! Essa da tarte a arrefecer na janela, também faz parte das minhas memórias, lenbra-me a vóvó Donalda!
Beijocas

Mamã said...

Fiquei cheia de vontade de experimentar!

Anonymous said...

Sim ,sim também eu me lembrei logo dos livros do Tio Patinhas!!
Mirtilos? Acho que também nunca provei...
Mas, fico a pensar nisso...

No Céu dos Bolos said...

Mais um blog maravilhoso, cheio de coisas boas.....hummmmm.
Prometo voltar mais vezes e testar muitas das receitas. Parabéns

laila radice said...

ue maravilha! não conhecia seu blog e cheuei pelo TRem Bom...olha agradeço a maravilhosa rece´pção...porque ser recebida com essa torta não é pouca coisa! bjos

Unknown said...

Boa tarde
Conhece a Salicórnia da Salina Eiras Largas da Figueira da Foz, em Portugal?
Uma planta halófita que dá para substituir o sal nalguns pratos, como por exemplo nas Saladas.
À venda na loja do AgriCabaz em Coimbra. Envio pelo correio.
http://agricabaz.blogspot.com/
agricabaz@gmail.com
Obrigada

inBluesY said...

experimentei, e além de fácil é muito boa mesma, os miudos adoraram.
thks

Valentina said...

soraya, que delícia. Adoro mirtilos e tudo que já tentei com eles tem dado certo.Que bom que tua aventura foi um sucesso.

Rico said...

que delicia mesmo ...surpresa de mirtilos... beijos

Papoila said...

Cheguei há 15 dias de Los Angeles e depois de uma road trip por Las Vegas e San Francisco imagina só a quantidade de american pies que comi. Houve uma que me deixou k.o...de um restaurante chamado "Peggy Sue's" que fica na autoestrada que liga L.A a Las Vegas... fiquei com a tarte de mirtilo deles na memoria. Resolvi fazer, procurei a receita e vim parar ao teu blog.
Muito obrigada

De férias, finalmente...

Imagem: bonecas de papel Parecia que nunca mais chegavam... Vou recarregar as baterias e volto daqui a uns dias. Beijinhos.